UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
ETAPA 2 – ATIVIDADE 1 SALA 14
ORIENTADORA – ZORAIDE VIEIRA CRUZ
CURSISTA – DIVANEIDE MARIA ALBUQUERQUE REIS
PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL “CUIDANDO DO MEIO
AMBIENTE, COMEÇANDO EM MINHA CASA E NA ESCOLA.”
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA “CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE, COMEÇANDO EM MINHA CASA E NA ESCOLA”.
1- Projeto de aprendizagem a ser trabalhado na 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Turnos: Matutino.
2 - Mídias a Integrar:
Computador, Internet, software Hagaquê, slide, CD, DVD e outros.
3- OBJETIVOS:
• Despertar no aluno a importância da preservação da natureza;
• Conscientizar o educando da necessidade de começar a cuidar do habitat da sua própria escola, preservando o Jardim e toda a espécie existente nele;
• Mostrar a importância do verde e da biodiversidade;
• Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
4 - METODOLOGIA:
Trabalharemos com vários textos, de diversos autores que levem a várias discussões em sala de aula, conscientizando o aluno a viver e saber da importância da preservação da espécie na terra, do verde, o que fazer com o “lixo” que tanto polui o meio ambiente.
5 - RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que durante o desenvolvimento do projeto, os alunos transformem todas as informações estudadas em conhecimento e que levem para a vida a importância de preservarem o “lugar” em que eles vivem, que é o planeta terra, sua casa, sua escola, por onde ele anda.
6 - TEMPO PREVISTO:
Uma unidade completa podendo prorrogar para todo o ano letivo, visto que essa conscientização será concretizada ao longo do tempo, colocando em prática as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do mesmo.
7 - CULMINÂNCIA:
A culminância acontecerá na escola com a apresentação de uma pequena cartilha com histórias criadas e ilustradas pelos alunos no Hagaquê, em slides que mostrem os resultados das construções feitas por eles.
8 - AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará no desenvolvimento do projeto, através da orientação do professor (mediador) que instigará o aluno a fazer leituras, produzir textos utilizando o computador, a Internet e o software Hagaquê para criação das suas produções textuais.
O professor terá nesse projeto o papel de mediador e facilitador do processo de leitura e escrita aliado a mídias impressas.
9 –REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
9.1 – BARROS, Carlos & PAULINO, Wilson Roberto. Ciências. O MEIO AMBIENTE. 5ª
SÉRIE. São Paulo: Ática. 2002.
9.2 – Centro de Educação e Documentação para Ação comunitária. Livro do diretor: Escola
Espaços e pessoas. São Paulo: CEDAC/MEC/UNESCO, 2002.
144 p.
9.3 – GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências a vida na terra. 6ª série. São Paulo: Ática,
2002.
9.4 – Jornal Mundo Jovem.
9.5 – Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto círculo: apresentação dos temas
transversais/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, l998.
436 p.
9.6 – Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria da Educação
Fundamental – Brasília: MEC/ SEF, 1998.
138 p.
9.7 – Revistas Nova Escola.
9.8 – Sites de Buscas:
www.google.com.br
www.cade.com.br
www.altavista.com
Este blog tem como objetivo divulgar todas as leituras e produções literárias ou não, feitas por mim e pelos meus alunos; desde poemas a projetos desenvolvidos com eles.
sexta-feira, abril 04, 2008
Competências
Competências que farão de você um professor mais completo
Competência do conhecimento
Competência técnico-operacional
Competência intelectual
Competência emocional
competência espiritual
Competência física
Competência de vida
Competência do conhecimento
Competência técnico-operacional
Competência intelectual
Competência emocional
competência espiritual
Competência física
Competência de vida
terça-feira, abril 01, 2008
Assinar:
Postagens (Atom)